sábado, 7 de maio de 2011

Para o processo de Ressocialização;


 O Grupo de Estudos Políticos Aplicados, através de seu projeto de ressocialização, apresenta como público alvo as apenadas da Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande, que comporta atualmente sessenta apenadas que estão vivendo em condições inadequadas e de maneira improvisada, entregues ao ócio e com uma assistência médica e jurídica fragilizada.
Tendo em vista o que foi colocado, o projeto tem como finalidade oferecer através de diversas atividades, a possibilidade da melhoria das condições objetivas e subjetivas de convívio das mesmas possibilitando após o cumprimento de suas respectivas penas a reintegração social, as atividades serão construídas com a perspectiva de cidadania e reintegração política, econômica e social, usando como meio a analise da realidade cotidiana da Penitenciária Feminina e identificando o perfil das apenadas. Dessa forma, serão apresentados e executados mecanismos como, cursos profissionalizantes, em diversas áreas, dentre eles, curso de cabeleireira, corte e costura e manejo de horta com a finalidade de complementação nutricional e ocupacional.
O projeto tem como metas para se chegar ao objetivo final, estabelecer parcerias com instituições governamentais e não governamentais; desenvolver oficinas de teatro e palestras de temáticas diversas, como: Dependência Química; Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST’s; Saúde Bucal; Políticas Públicas de Segurança e Cidadania; e curso de ervas medicinais.
            Vale salientar que O atual Juiz das Execuções Penais, Dr. Fernando Brasilino Leite, tem demonstrado enorme comprometimento com a ressocialização das apenadas, bem como, preocupação com as condições estruturais, sociais e jurídicas do cumprimento das penas. A direção atual da penitenciária é sensível a esta realidade e disposta a iniciar um processo de mudança, busca estabelecer novas parcerias com outras instituições entre elas a Universidade Estadual da Paraíba, através dos estudantes do Curso do Serviço Social.
Acreditando assim que é de grande relevância o trabalho que será realizado nesta instituição, não apenas pela possibilidade de explicitar para a sociedade a realidade implícita nesta demanda, bem como adquirir novos conhecimentos ao se aproximar desta realidade, contribuindo com melhorias para o processo de ressocialização das apenadas do sistema penitenciário de Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário